Por Mariana Guido
Em tempos em que o algoritmo atua como o principal implicador na carreira de muita gente que depende das redes sociais, é comum se pegar pensando no que é mais importante: focar em ter conteúdo consistente e de qualidade ou trabalhar bastante para conseguir o maior número de seguidores e curtidas. Claro que num mundo ideal a resposta seria ambos. Mas não é bem assim que funciona. A menos que você tenha uma equipe trabalhando para produzir e, ao mesmo tempo, prospectar clientes e responder comentários ou e-mails, fica muito difícil dar conta de fazer tudo sozinha.
Dessa maneira, não existe uma resposta certa. Na verdade, vai depender do seu tipo de negócio e qual é a sua meta principal.
Conteúdo de qualidade
Primeiro de tudo: o que é considerado bom conteúdo? Essa discussão poderia durar dias. Mas, no geral, tudo aquilo que engaja e prende a atenção da pessoa do outro lado da tela é um conteúdo de qualidade. Como diz Seth Godin, no livro This is Marketing: “Nós não queremos nos sentir de fora, para trás, desinformados ou impotentes. Nós queremos ir para frente. Nós queremos ficar em sintonia. Nós queremos fazer o que pessoas como nós estão fazendo”. Portanto, seja um criador de tensão e um agente de mudanças. Crie a expectativa, envolva e adicione valor.
Deixe as pessoas curiosas, cativando e ensinando-as a ser uma pessoa melhor. “Se eu aprender isso, vou gostar de quem eu me tornarei?”. Se a resposta for sim, é sinal de que o seu conteúdo é interessante e recompensador.
Número de seguidores
São muitas as maneiras de crescer o número de pessoas que seguem o seu perfil. Entretanto, elas demandam tempo e esforço. Comprar seguidores não é uma opção bem vista no mercado, portanto ignore essa opção. Já os mecanismos de automação que seguem e depois deixam de seguir contas estão sofrendo com as ações Instagram, que está cada vez mais preocupado em conexões verdadeiras.
Infelizmente, o crescimento orgânico é, de fato, muito mais lento e trabalhoso. Mas, de longe, também é mais efetivo e recompensador. Desde criança escutamos a famosa frase: “qualidade é melhor que quantidade”. Pois é, ela vale para as redes sociais também!
O importante é influenciar de maneira positiva e construtiva o seu público. Mesmo que o seu alcance seja de dez pessoas inicialmente. O que vale é atingir e transformar positivamente a vida poucos, do que apenas ser mais um arroba no mundo virtual.
Por sinal, Seth Godin também diz que dez pessoas é tudo o que você precisa. Se você tem um minúsculo grupo de fãs que confiam, admiram, agradecem e insistem em contar do seu trabalho para outros conhecidos, você está feito. Confie no poder do boca a boca. Mas se esses dez indivíduos não insistem no seu negócio, então talvez esteja na hora de fazer um trabalho melhor ou encontrar as dez pessoas certas.
E você, o que acha mais importante? Conteúdo ou seguidores? Escreva aqui nos comentários.