25 Lições Que Aprendi Com o Livro #GIRLBOSS

Por Mariana Guido

Se tinha um livro que eu achava super modinha e não dava o valor merecido, era o tal do #Girlboss. Escrito por Sophia Amoruso, a mulher responsável pela Nasty Gal, eu já tinha lido a amostra umas duas vezes, mas sei lá por qual motivo acabava sempre deixando para depois.

Como ando muito interessada em empreendedorismo feminino e esse livro é uma referência para quem trabalha – ou sonha em trabalhar – na área, resolvi dar uma nova chance. Achei por oito dólares em um sebo aqui em Nova York e levei! Resultado: comecei a ler no sábado e terminei no dia seguinte.

Como ela mesmo diz (“seja o seu próprio ídolo”), eu não a considero o maior exemplo a ser seguido. Afinal, ela carrega nas costas uma lista de roubos, mentiras e sabe-se lá o que mais de ilícito. Entretanto, não tem como negar que ela encontrou o caminho certo para se tornar a atual empresária bem sucedida que é. Além de falar de suas aventuras e loucuras, Sophia Amoruso dá dicas de estilo, finanças, comportamento, emprego e, claro, negócios.

Com uma leitura divertida, objetiva e clara, a obra é fácil de começar e terminar. Mesmo lendo rápido, eu grifei várias partes relevantes que vou compartilhar aqui.

EMPRENDEDORISMO

1. É preciso ser teimosa para ter sucesso como empreendedora.

2. Ouvir e falar com seus clientes é essencial – responda todos os comentários e e-mails, trate-os como se fossem seus amigos.

3. Combine trabalho duro, criatividade e autodeterminação para ver as coisas começarem a acontecer.

4. Questione tudo e seja seu próprio ídolo.

FINANÇAS

5. Dinheiro soletra liberdade, portanto aprender a administrar o seu dinheiro é uma das coisas mais importantes que você fará em toda a sua vida.

6. Estar numa boa posição financeira pode abrir várias portas!

7. Venda algo por mais do que pagou nele, e saiba poupar mais do que gastar.

8. Trate sua poupança e investimentos como se fosse mais uma conta. Todo mês ela tem que ser paga, caso contrário haverá consequências.

9. Dinheiro é mais bonito no banco do que no seu pé.

10. Gaste dinheiro quando for um investimento para o seu bem-estar, não porque você está entediada e não tem nada melhor pra fazer.

11. Aprenda a separar dinheiro de emoções o máximo que puder.

MINDSET

12. Não espere que o mundo leia a sua mente. Pergunte para obter o que deseja! Quer um aumento? Pergunte ao seu chefe. Simples!

13. Pensamento mágico é a alquimia da qual você pode fazer uso para visualizar e projetar a vida pessoal e profissional que deseja.

14. Se você acreditar em algo, outras pessoas também vão passar a acreditar.

15. Enquanto devemos ter intenções de realizar os nossos sonhos, também é importante deve deixar espaço para o universo fazer a sua parte. Por exemplo, não fique focada em um emprego apenas, pois isso pode cegá-la para outras oportunidades que possam aparecer.

16. Controle seus pensamentos negativos. Foque nas coisas positivas e você vai ficar chocada no quanto mais coisas positivas vão começar a acontecer.

TRABALHO

17. Sempre veja o seu negócio como um trabalho em construção constante – nunca presuma que o que trabalho que fez foi o melhor já na primeira vez.

18. Quando o seu objetivo é ganhar experiência, perspectiva e conhecimento, falhar não é mais uma possibilidade. Falhar é invenção sua! 

19. Não importa em que fase você está na sua vida, você vai poupar muito tempo se não se preocupar muito com o que as pessoas pensam a seu respeito. O mais cedo que aprender isso, mais fácil todo o resto vai ser. Você é quem você é, então se acostume!

20. Esteja sempre à frente do mercado!

COMPORTAMENTO

21. Tem solução para t-u-d-o.

22. Questione, leia tudo e pergunte muito. Você não vai conseguir ir muito longe só ouvindo a si mesmo. Assim, escute outras pessoas! É um dos maiores talentos que alguém pode ter.

23. Jovens são o futuro. Se eu quero estar sempre atualizada, é preciso estar perto e saber como eles jogam.

24. Crie o seu próprio trabalho. Torne-se um mestre no que faz. Se entregue completamente na sua cultura mas seja humilde: você nunca está acima de ninguém. Nunca se esqueça de onde veio. E sempre seja uma pessoa educada. Por sinal, os antigos costume, como mandar uma carta de agradecimento, podem te levar longe!

25. Se voce está sonhando alto, não desanime se tiver que começar com pouco. Deu certo para Sophia Amoruso, pode dar certo para você também!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close