Por que criar uma newsletter?

Por Mariana Guido

Eu já falei da importância de criar um blog ou de mudar a conta do Instagram de pessoal para profissional. Mas a dica da vez é criar uma newsletter: uma ferramenta poderosa que pode trazer muitos benefícios, tanto para a sua carreira como para o seu negócio. Além de recompensador, é barato e simples de fazer. Tão fácil que dá para começar ainda hoje!

REQUISITOS PARA CRIAR UMA NEWSLETTER

Antes de sair escrevendo, é importante preencher alguns requisitos. O que você vai precisar:

  • Ter uma conta de e-mail (se for empresarial, melhor ainda!);
  • Inscrever-se em alguma plataforma de email marketing. Eu indico Mailchimp. Lá você não precisa pagar nada (no entanto, para isso é preciso respeitar o limite de inscritos e e-mails por mês);
  • Ter conta em alguma rede social ou site, onde possa atrair inscritos. Por mais que muita gente considere ultrapassado, o Facebook ainda é excelente em atrair e converter audiência;
  • Organização e consistência;
  • Boa escrita.

POR QUÊ CRIAR UMA NEWSLETTER?

Montar uma boletim de notícias pode ser um divisor de águas. Afinal, depois de converter uma pessoa em leitor, você tem a oportunidade de transformar aquele indivíduo em seu amigo, fã ou cliente fiel. E se o seu conteúdo for bom o suficiente, ele vai se encarregar de falar sobre você para os amigos, e consequentemente, promover aquele efeito boca a boca tão esperado!

MATERIAL GRÁTIS

Prepare um conteúdo contando a transformação pela qual o seu inscrito vai passar. Faça um vídeo, artigo para blog ou publicação em alguma rede social, como Instagram, Youtube ou Pinterest. Nele, fale sobre algum tema relevante para o seu público e anuncie o brinde ou amostra que você tem a oferecer.  Ah, é fundamental explicar o porquê desse mimo ser especial e transformador!

Esse material deve ser gratuito e pode ser entregue de diversas maneiras: tutorial, webinar, aula grátis, e-book, infográfico, exercício, checklist e outros.

É nesse momento que há uma troca de confiança e informação: o leitor envia os dados como nome, sobrenome e e-mail, ao mesmo passo que você agradece a confiança dele com ideias e conhecimento.

Criar uma newsletter

Criar uma newsletter: oportunidade perfeita pra estabelecer engajamento e conexão com o seus seguidores.

ANÚNCIOS

Caso opte por promover anúncios pagos para ampliar a sua lista de leitores, procure fazê-los de maneira simples e objetiva. Quando se trata de Facebook Ads, por exemplo, seja claro e direto ao ponto. As chances de conversão são mais altas. Avise também no grupo do Facebook ou Google. Mas evite um discurso marqueteiro. Pelo contrário, inicie uma conversa para criar suspense e interesse na sua comunidade. Além disso, o Pinterest é outro lugar que pode trazer vários seguidores novos.

SITE DE QUALIDADE

Você tem um blog ou website de qualidade? Eu espero que sim. Uma página com produtos ou serviços, informações para contato, artigos e depoimentos de quem já trabalhou ou comprou da sua empresa.

Eu falo isso porque ter um site no ar é imprescindível já que ele oferece mais opções de divulgação da sua newsletter, como janelas pop-up na página inicial, no fim de artigos do blog ou na barra lateral. Todos esses recursos funcionam muito bem! E não se esqueça de incluir uma chamada de ação para divulgar o brinde preparado por você!

Caso ainda não tenha, recomendo investir num site simples mas de qualidade, pois é a partir dele que você vai transformar tráfego em consumidores em potencial.

O QUE ESCREVER NA NEWSLETTER?

A audiência viu o seu anúncio, enviou dados e se inscreveu na newsletter. Depois que ela recebeu o material gratuito, como é que você vai reter esse público? Bom, agora é a parte que entra a parte principal: escrever. É aqui que consiste a oportunidade perfeita pra estabelecer engajamento e uma certa conexão e proximidade com a pessoa do outro lado da tela. Portanto, fale de novidades, de ideias, promoções ou conte histórias. Recomende leituras, músicas, filmes. E mais: relate o que acontece por trás das cortinas, o seu dia-a-dia ou acontecimentos inusitados.

Criar uma newsletter
Escolha assuntos relevantes e estabeleça um dia na semana para enviar esses e-mails religiosamente.

TENHA UMA ROTINA

Para ter uma newsletter eficiente e produtiva, é preciso organização e consistência. Se você enviar um e-mail uma vez na vida, as chances do público se esquecer de você ou da sua empresa são muito altas. Portanto, é preciso ter uma rotina. Escolha um dia de semana, e respeite a agenda. Mas não exagere na frequência, muito menos no tamanho da mensagem. Seja conciso, obedeça as regras do idioma e entregue conteúdo valioso, pertinente e diferenciado.

Quer saber mais de estratégias de marketing? Baixe agora um exercício gratuito preparado pela Maven Girls!


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close