Vantagens e Desvantagens de Trabalhar em Home Office

Trabalhar direto de casa é o desejo de muita gente. Acordar a hora que quiser, trabalhar de pijama e viver a vida no modo “deixa a vida me levar” parece um sonho. Na verdade, essa imagem perfeita não passa mais do que um sonho mesmo! A rotina de quem ganha dinheiro direto do home office não é nada fácil. E embora você só enxergue muitas vantagens agora, eu vou te explicar por quê esse estilo de vida traz algumas desvantagens também.

VANTAGEM #1: LIBERDADE

A liberdade de montar a sua programação semanal e poder trabalhar de qualquer lugar é impagável – mas cuidado: essa regalia também pode ser traiçoeira. Ser livre de horários e normas dadas por outras pessoas é muito perigoso. Estabeleça uma certa rotina de trabalho e a obedeça para evitar problemas como relaxamento, procrastinação e falta de foco.

VANTAGEM #2: TRANSPORTE

Ah, a vida sem se estressar com o ônibus perdido e o metrô atrasado! Não precisar pegar transporte todo dia para o trabalho é privilégio de poucos. É uma economia de tempo e dinheiro – menos tempo no trânsito e menos gastos com passagem ou gasolina.

Mas dê um jeito de sair um pouco de casa para espairecer: faça caminhadas, vá a um café, veja o pôr do sol. Esses momentos de descanso mental são importantes para dar espaço para novas ideias surgirem.

Bed, coffee, camera, notebook, laptop. Home office way of life.
Home office: o importante é se sentir bem para mais um dia de resultados positivos!

VANTAGEM #3: UNIFORME

Ah, a alegria de poder escolher o que vestir! Só não vale ficar de moletom e havaianas o dia todo! Na verdade, muitos profissionais dizem que são mais produtivos quando se arrumam como se fossem sair de casa para trabalhar.

Depois de acordar e cumprir a sua rotina matinal, tenha alguns cuidados pessoais simples como: tomar banho, vestir uma calça jeans e uma blusa confortável, pentear o cabelo. O importante é se sentir bem e preparada para começar mais um dia de resultados positivos!

DESVANTAGEM #1: TENTAÇÕES

Produzir no conforto do seu lar pode não ser tão fácil assim. Afinal, trabalho é trabalho. E como faz quando se está perto de tantas tentações como a TV, o Instagram, a cama fofinha, o sofá aconchegante e a geladeira cheia? Bom, nesse caso é preciso ter muita disciplina, dedicação e força de vontade.

DESVANTAGEM #2: SOCIALIZAÇÃO

Ir no escritório só bater o ponto pode parecer muito chato, mas tem suas vantagens: você é forçada a sair de casa, se expor e interagir com outras pessoas. A vida de quem trabalha de casa pode ser muito solitária. Se não souber driblar esse problema, você pode lidar com problemas profissionais (pouco networking) e psicológicos (solidão e até depressão).

Evite o monstro da procrastinação: estabeleça uma rotina e seja fiel a ela.
Evite o monstro da procrastinação: estabeleça uma rotina e seja fiel a ela.

DESVANTAGEM #3: ORGANIZAÇÃO

Se não for a rainha, você precisa pelo menos ser a princesa da organização! O estilo de vida de quem tem um escritório no domicílio te obriga a estabelecer uma rotina e ser fiel a ela.

Planejamento e organização são aliadas. Desse modo, é imprescindível seguir uma agenda e obedecer os horários para garantir a produtividade e a sensação de realização no final do dia.

O que você acha de trabalhar direto de casa? Deixa sua opinião nos comentários!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close