O que é copywriting?

A sua marca tem uma certa presença digital mas você sente que não tem muito engajamento e o número de vendas poderia ser melhor? Talvez o que você esteja precisando seja investir mais no copywriting do seu site, redes sociais e anúncios online.

Como tem muita gente que ainda não entende muito bem do que se trata essa palavrinha gringa mas tão poderosa, eu reuni os principais aspectos desse assunto pra te ajudar a começar usar essa ferramenta logo.

Afinal, o que é copywriting?

Eu gosto de dizer que copywriting é “escrever pra vender”. É escolher palavras de maneira estratégica para chamar a atenção do leitor e comprar o produto que está sendo anunciado.

Copywriting pode ser o texto que está atrás do ônibus, na propaganda da televisão, na lata de refrigerante, no recibo de uma compra, no e-mail da loja, na descrição de um produto no site ou também na legenda do Instagram.

Percebeu como ele é tão importante? Ele está em toda parte tentando (e, muitas vezes conseguindo) persuadir as pessoas pra que elas realizem uma ação.

Concisão e clareza são elementos fundamentais do copywriting.
Concisão e clareza são elementos fundamentais do copywriting. Mas criatividade também! Saia do óbvio.

Quer ver uma lista de palavras bem batidas mas que dão muito resultado?

  • Grátis
  • Limitado
  • Exclusivo
  • Segredo
  • Desconto
  • Ganhe
  • Baixou
  • Rápido
  • Cupom
  • Aproveite

Copywriting e marketing

Redigir qualquer texto e colocar uns dos termos listados acima não é suficiente pra sair ganhando oceanos de dinheiro. É essencial entender de marketing também. Analise o mercado, saiba quem é o público-alvo e estude exaustivamente o produto que você vai divulgar – o diferencial está sempre nos detalhes!

“É escolher palavras de maneira estratégica para chamar a atenção do leitor e comprar o produto que está sendo anunciado.”

Elementos fundamentais do copywriting

Toda redação de copywriting deve respeitar regras para atrair o leitor e seduzi-lo a tomar uma atitude. Na maioria das vezes, o ideal é que o indivíduo compre um artigo, mas pode também ser outra ação – como se inscrever numa lista de e-mails ou comentar numa publicação.

Para ganhar (e prender) a atenção das pessoas é fundamental investir numa chamada perfeita. Sendo assim, as primeiras palavras são decisivas para que a audiência continue lendo ou passe para o próximo assunto.

Depois, é primordial que o conteúdo passe algum dado novo. A cabeça do cliente desse milênio está cheia de informações mas carente de concentração. Passar conhecimento conquista o receptor da mensagem e agrega valor.

jargão do mundo do marketing e copywriting
Não tenha medo de usar jargão do mundo do marketing. Esses termos são muito usados por um motivos: é porque dá certo!

Como o tempo é muito escasso atualmente, qualquer segundo dedicado ao seu material é valioso demais e deve ser aproveitado. Por isso, invista em concisão e clareza. Tudo aqui deve ser breve e fácil de entender. Use somente palavras necessárias. No copywriting menos é muito mais!

Ainda é preciso ser útil e ter relevância (é interessante pra o seu público?), transmitir senso de urgência (estabeleça um prazo ou use palavras como “limitado” ou “exclusivo”) e ser ultra-específico (é o que diferencia a sua marca da concorrência).

Por último, adicione uma chamada pra ação (CTA) irresistível. “Compre agora”, “saiba mais”, “inscreva-se agora”, “participe já”, “veja como funciona” são bastante usadas. Desse jeito você muito provavelmente vai atingir o seu objetivo!

Copywriting e criatividade

Criatividade não é uma parte fundamental do copywriting, mas ajuda na hora de ganhar a atenção dos clientes e criar um relacionamento com eles. Todavia, não é o que vai fazê-lo efetivamente comprar. Lembre-se: o propósito aqui é escrever pra vender, e não pra entreter.

Quer aprender mais sobre copywriting? Me segue lá no Instagram que eu sempre dou dicas pra te ajudar a escrever melhor pra vender mais!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close